outubro 24, 2012

Hunger Games


Tadaima, minnas ^^ Após algum tempo, decidi fazer uma resenha nova: Hunger Games! Sim, é o filme que passou à pouco no cinema e também é livro. O 2º, em chamas, é outra adaptação que acredito que não vá desiludir. Na verdade, já tinha resenhado isto há um tempo, eu agora estou a editar o post - não se lamentem, isto estava mesmo horrível... :/

Para quem não sabe, Hunger Games significa Jogos Vorazes ou Jogos da Fome. Querem saber o enredo? Já sabem onde clicar ^^
Enredo:
Não é necessariamente fantasia, a história passa-se no nosso mundo, nuns EUA apocalípticos, organizado em 12 distritos cada um mais pobre que o outro e uma capital, Capitol. No passado os distritos lutaram contra a Capitol e perderam, sendo que como punição esta decidiu que, daí em diante, se fariam uns jogos em que 2 tributos, um masculino e outro feminino, de cada distrito, lutariam entre si até à morte de modo a que houvesse apenas um vencedor: Os Jogos Vorazes. Esse torneio é televisionado de modo que os distritos possam saber quem vive e quem morre, matando o tributo à vista dos familiares e sem que estes possam fazer nada. Os tributos são sorteados e o mundo chama-se Panem. E nestes volumes, os tributos que revolucionarão tudo são Katniss e Peeta.




Cada volume em spoiler:
  • Hunger Games:
Katniss Everdeen mora com a família no distrito 12. O pai morrera nas minas e desde então ela própria tratava de alimentar a família constituída pela mãe e pela irmã Primrose, caçando com a ajuda do seu amigo Gale. Mas quando a irmã é sorteada para tributo feminino nos Hunger Games, ela oferece-se em troca da irmã, sendo levada para os Jogos juntamente com um jovem padeiro de nome Peeta e esperando a morte. Mas, apesar de enfrentar diversas vezes a morte e os outros tributos, de assistir à morte daqueles com que conseguira simpatizar (Rue) e de viver face à brutalidade e, simultaneamente, ao sentimentalismo, Katniss e Peeta conseguem ambos sobreviver fingindo que se amam e desafiando Capitol ameaçando suicidar-se ambos de modo a não haver nenhum vencedor.


  • Em Chamas:
Na continuação, o presidente Snow vai ter com ela e ameaça matar a sua família se ela não provar a todos os distritos que o seu ato no volume anterior não foi de desafio e sim de intenso amor por Peeta. Ela apenas consegue o apoio do distrito 11, o distrito de Rue, actitude que desagrada à Capitol. Devido a tal, Capitol decidiu fazer uma versão especial dos jogos em que os tributos seriam os vencedores de todos os anos anteriores, de modo a fazer Katniss e Peeta lutar de novo. Este dedicam-se à proteção um do outro e aliam-se a alguns jogadores que os ajudam e arranjam maneira de tirar dali - descobrindo que a arena funciona como um relógio - mas Katniss entra em coma devido a um raio. Quando acorda está a ser levada ao distrito 13, um distrito que não deveria existir. Termina com Gale dizendo a ela que apesar da sua família estar segura, o distrito 12 foi destruído.


  • A Esperança/revolta:
Após o resgate de Katniss e de alguns tributos, convencem-na a desempenhar o papel da líder dos rebeldes, a Mockingjay, um pássaro que fugiu ao controlo da Capitol. Como parte de um acordo, ela exige que o líder do distrito 13, a Presidente Coin, conceda imunidade a todos os vencedores dos jogos e o direito de matar o Presidente Snow, o líder do Capitol. Num resgate, Peeta e outros anteriormente capturados são resgatados de Capitol, mas Peeta sofreu uma lavagem cerebral julgando que Katniss é a inimiga e tenta estrangulá-la. Os rebeldes atacam Capitol, mas morrem muitos membros, incluindo a irmã de Katniss, Prim, por quem ela se oferecera como tributo no primeiro volume. Mas quando ela ia matar o presindente Snow, ele diz-lhe que foi Coin que organizou o ataque e não ele, de modo que Gale pudesse estar envolvido e, estivesse ou não, Katniss é incapaz de olhar para Gale da mesma maneira. Não mata Snow e sim Coin, mas o primeiro acaba por morrer. Peeta rcupera e junta-se a Katniss, que percebe que apenas precisa dele para ter esperança, e fazem um livro em homenagem a todos os que morreram. No epílogo Kat está casada com Peeta e têm dois filhos, e apesar de os jogos terem acabado, ela teme que os filhos saibam da sua participação neles. Quando está angustiada, Katniss lembra-se de cada coisa boa que já viu alguém fazer, como um jogo. O livro termina com a sensação de que "há muitos jogos piores para jogar".


Opinião:
Acho a trama muito boa e madura e adoro a narrativa na primeira pessoa, pois tal cria uma excelente combinação entre a brutalidade do enredo e o sentimentalismo no coração de Katniss, um protagonista por si só excelente. As doses de brutalidade e sentimentalismo estão bem jogadas, estão equilibradas, e tal proporciona uma experiência única que está na moda de fantasia. Descrições, ação, romance... O mundo está bem criado e em grande parte faz lembrar o nosso, com a exceção dos jogos, além de que a narrativa é potente. Acho que a maneira como retratam Capitol (simbolizando o governo e os ricos com as suas excentricidades) e os distritos (simbolizando o povo e as suas dificuldades) são uma forma de criticar o próprio sistema da NOSSA REALIDADE, aquilo não é apenas um reality show que fez sucesso, sim? E foi tão triste, pela Prim... :( Mas enfim, se você está à procura de um tesouro, procure na livraria mais próxima, de certeza que achará algum exemplar >.<


Trailer dos filmes
Só para referir os filmes, eu meio que gostei mais do primeiro, mas até agora, ambos ficaram incrivelmente bem feitos - excelentes actores, cenários magníficos, a capitol está retratada com toda a excentricidade possível, o suspense, a ação e o medo passaram muito bem... É, obtiveram a minha aprovação. Com excessão de algumas coisas básicas que eles mudaram - por exemplo, a cornucópia não ser dourada e sim de um metal baço - não foi feito nada que dilacerasse os corações dos leitores, então por mim tudo bem ;)


2 comentários:

  1. O livro tava na minha estante desdo ano passado. Como eu poderia imaginar que eu tinha um tesouro tão precioso ali...ainda deve ter outros...já que eu adoto livros na livraria sempre que eu posso mesmo que eu não tenha condições pra ler...já que o meu tempo eu gasto com livros sobre patologias...síndromes...e blá blá (faculdade sua linda me deixe viver)
    Eu me apaixonei...e muito em breve vou voltar lar e buscar os irmãos dele pra fechar a saga!

    Mas o melhor de tudo foi que vi que o filme parece bom. Depois daquele negócio que eles chamam de filme sobre a saga de percy jackson eu fiquei com medo dos filmes sobre livros...
    Vou ver agora \o \o \o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, notei que esta resenha precisa de ser editada, está muito antiquada :o Mas acredite, é mesmo um tesouro, o livro 1 li no pc (downloads, obrigada por existirem *.*), mas os outros 2 tenho e são incríveis - e sim, o filme também. Se ha´alguma adaptação que acredito que não vá desiludir, será o "Em chamas".

      Eliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †