outubro 20, 2012

Como ter um bom blog


Oi gente, desta vez deixei-me ir na maré e, mesmo eu tendo um blog pequeno, vou dar dicas de como ter um bom blog. Aí vão:

créditos pelas ilustrações larguinhas: www
O Visual:
O visual é muito importante, um bom layout faz toda a diferença num blog, é a cara dele, grande parte das vezes é o que mais o distingue dos outros todos. Assim que se entra num blog, é a primeira coisa a saltar à vista, então invista bem nele. Para as blogueiras iniciantes, não estou pedindo que façam nada profissional, só saber o básico - como usar cores nos mesmos tons, para isso indico paletas de cores.


  •  - Escolha o fundo 

-Você pode mudar o fundo e as cores do blog em "design". Não escolha uma imagem como, por exemplo, uma cara, esse é um erro muito comum que toda principiante faz. Nunca escolha imagens interrompidas, nada de imagens concretas porque se vão repetir, então onde acaba a boca vai começar um olho. Isso fica horrível, escolha sempre abstratas ou padrões. Um padrão suave, claro, escuro, como quiser. Procure em sites de HTML ou no google imagens, digite algo como Pink (ou outra cor, em inglês) Pattern/Background (significa padrão/fundo, respectivamente). Aqui no blog temos alguns: www


  •  - Coloque pelo menos uma imagem por postagem 

É o mínimo que pode fazer para deixar os seus artigos apresentáveis nem que vá ao google imagens e copie qualquer coisa de lá. Imagens, gifs... Para quem já faz isso, que tal deixá-las mais bonitas? Use algum editor de imagem como Photoshop ou Photofiltre, se não tem use os Online. Coloque bordas, aplique efeitos, mude a forma... Se conseguir, deixe as imagens todas do mesmo tamanho, é bem melhor e parece mais profissional. Disponibilizo ilustrações nesse post: www


  •  - Faça um banner 

É o elemento mais chamativo. Os banners são a imagem no cabeçalho do blog, geralmente contém elementos como imagens e o título do blog. Se você não sabe fazer, pegue algum banner free que tantos blogs disponibilizam, é só mudar no Painel do blog, em "Esquema". Que tal ver este tuto do meu blog? Se sabe fazer, tenha cuidado com os seguintes pontos:

  1. As cores, que devem combinar sempre com o resto do blog. Escolha tons próximos. Se o seu blog é em tons de cinza, não vai fazer um logo em amarelo, não é?; 
  2. Não preencha com muitos elementos, o mínimo é um, mas não ponha mais de 7. Um banner ocupado é muito cansativo; 
  3. Use imagens sem fundo (png), assim assenta automaticamente no blog.


  •  - Use e abuse dos sublinhados 

Decore os seus artigos deixando as palavras chave mais chamativas. Sublinhado, Negrito, Itálico, Rasurado e cores diferentes podem ser facilmente aplicadas enquanto está a escrever ou editar a mensagem, na barra do topo. Deixam o seu blog muito mais interativo. Atenção, num fundo preto, nunca use escuros, e num branco cores claras. Evite os fluorescentes, sempre, eles afastam os leitores porque cansam a vista. E deixe o texto justificado. Se o artigo for grande, use o "Leia Mais". Evite dar erros ortográficos ou escrever com muitas gírias ou abreviaturas, pois as pessoas não irão perceber nada. Nem que use o corretor do blog!


  •  - Decore a barra lateral 

Brinque um bocado, decorando-a em "esquema". Coloque no topo uma imagem e mensagem de welcome e talvez música em player no mesmo gadget, um menu - com home, about, avisos, faq e mapa, se tiver - menu de tags, créditos e uma despedida. Acrescente tudo isso em miniaplicações. Não ponha música a dar automaticamente, nem toda agente gosta do mesmo estilo de música então quem não gostar terá de andar à procura para poder pôr em pausa. Não se esqueça de deixar espaço para os seguidores.


  •  - Use tutoriais 

Aprenda a usar tutorias para poder trabalhar com HTML, já que permite fazer coisas mais complexas que personalizando normalmente. Há muitos blogs que ensinam tutoriais, embora a maioria esteja testada no modelo travel, mas se quer um conjunto deles organizadinhos, confira nesse post: www e formas para o layout: www

Sites utéis

  • Sites de HTML(com tutoriais e utilitários): por exemplo,Kawaii World www
  • Sites de edição de imagem: Photoshop online: www; Pixlr express: www; Só para aplicar efeitos: www


Sobre o que postar:
O conteúdo é muito importante. Um blog que tenha um layout incrível mas sem quase nenhum post ou com informações erradas não tem valor nenhum.

  • - Inicie o blog com uma apresentação 
Se o seu blog começou, o primeiro artigo deve ser logo a falar de si e do que o blog trata - crie um about. Diga porque o criou, por exemplo, e de que temas vai falar. Se é um blog de moda, de desporto, de animais, da natureza, de livros, de música, famosos, ou simplesmente um blog pessoal. É mais fácil que o blog tenha um tema, pois assim tem assuntos mais limitados e as pessoas sabem que se quiserem procurar sobre certo assunto, o seu blog é especializado só nisso. Já se o conteúdo for geral, como neste, dará mais trabalho a abranger todos os temas, mas também é uma opção.

  • - Não passe muito tempo sem postar 
As pessoas querem artigos. Um blog com bom conteúdo em que os post são raros não terá interesse para os leitores. Se possível, escreva todos os dias, nem que sejam artigos pequenos, mas como não é fácil, indico que atualize de 2 em 2 dias. 

Se andar ocupada - a estudar para os testes, por exemplo - deixe um aviso no blog para que os leitores saibam que não os abandonou e tente não se ausentar por mais de uma semana. Se não tiver tempo à semana, escreva tudo no fim de semana e guarde como rascunho. 

Quando não tem inspiração, veja imagens em sites como We Love It ou nos blog de outras pessoas. Faça posts o mais completos possíveis, eu por exemplo digo tudo o que me lembro, sei que é muito texto e é preciso tempo mas pelo menos quem se interessar pelo tema não tem de andar a saltar de um post para outro para ficar a saber tudo sobre o assunto.

    • - Ordene os artigos por tags 
    Torna mais fácil a navegação. É só acresecentar uma etiqueta antes de publicar. Nos artigos que falam sobre comida, escreva "comida", nos de moda escreva "moda"... não é difícil. Se o seu blog fôr especializado, por exemplo, sobre moda, melhor ainda pois as tags são mais específicas. "Tendências", "estilo x", "make do dia"... coisas do género. Os tipos de blog podem ser:
      - pessoal (tipo um diário onde fala do que lhe aconteceu e mostra até fotos),
        - de moda (onde fala das tendências, modas, lojas, dicas, etc...),
          - de música (onde dá dicas de música, fala de famosos e concertos...),
            - instrutivo (onde dá lições de algo, tipo escolares),
              - sobre alguma actividade artística ou esportiva (onde há dicas e tutoriais, e fala de algumas lições recentes),
                - de HTML e utilitários (para disponibilizar goodies para blogs),
                  - Otakus (onde falam de um anime específico, de personagens, postam resenhas, falam de festivais...)

                  - de Gamers (onde dão dicas e fazem resenhas de jogos, dizem onde baixar...)
                  • - Nunca plagie 
                  Não copie o trabalho de outras blogueiras. É um dos maiores erros das principiantes: Você pode até ter boas intenções, gostou daquele artigo e quis partilhar, ou então decidiu ficar com os créditos. Nunca faça isso, poderá levar o seu blog à falência e as pessoas ainda irão falar mal de si. Inspirações? Pode inspirar-se, sim, mas a inspiração tem limites. Nunca fale pelas mesmas palavras, não use as mesmas imagens pelo menos sem os créditos, e se viu um blog a falar de algo que você queria falar deixe passar pelo menos uma semana antes de falar sobre ele ou será muito suspeito. Se se inspirar, dê os créditos, ou seja, diga de que blog se inspirou. Mais sobre plágio: www ou www

                  • - A sua opinião 
                  Muitas blogueiras deixam os seus próprios comentários ao longo do post. Concordo muito, assim é mais fácil o leitor sentir que está alguém do outro lado da tela, a dedicar-se a ele. No entanto, não faça artigos a falar só de si num blog público. Quem iria ler isso? Deixe os seus comentários pelo meio, por exemplo, na introdução ou despedida, dizendo porque vai falar daquilo e como se sente ao fazê-lo (insegura, confiante, idiota)... Opine sobre esta imagem e aquela pessoa, quer para críticas negativas, quer positivas, mas sempre construtivas, de modo aos outros não poderem argumentar mal contra si e compreenderem o porquê da sua opinião. Faça uma saudação e despedida, perguntas aos leitores e deixe expressões ou palavras suas, como palavrinhas em japonês (andam muito na moda).
                  • - Saiba como postar: 
                  Achei um excelente tutorial aqui, créditos ao blog Pink Cookie
                    Publicitando o blog:
                  Toda a gente quer ver o seu blog a crescer. Isso irá acontecer automaticamente, se o conteúdo e o visual for bom, mas é mais fácil se nós dermos um empurrãozinho. Não acontecerá de um dia para o outro: se tiver sorte, demorará dois meses a ter 20 seguidores, nunca soube de casos mais rápidos. Para dar um empurrãozinho:
                  • Não chegue a um blog que você nunca leu, cole o Link do blog e diga: "seguindo, segue de volta?". Nunca faça isso. É um erro típico de principiantes e difícil de evitar, mas não é necessário. 
                  • Comece a conhecer e seguir outros blogs, e vá comentando
                  • Quando se sentir segura e estiver afeiçoada à autora, num comentário sobre um artigo, cole o link do seu blog no fim, casualmente, e se a pessoa estiver interessada irá seguir. 
                  • Use as redes sociais para publicitar: www www www
                   Fases de blogueira:
                  Todas as blogueiras passam por muitas fases, algumas um bocado melhores que outras. Aposto que se você é se irá identificar muito com elas. Vamos conferir?
                  • Emoção: 
                  É quando você começa o blog, escreve os primeiros posts, brinca com o visual e acredita que o seu blog será o melhor do mundo.
                  • Expectactiva: 
                  Quando surgem os primeiros comentários, os primeiros seguidores, os visitantes aumentam. Você se emploga e acha que terá sucesso.
                      • Frustração: 
                      Aqui é quando você escreve coisas tão boas ou melhores que as de um blogueiro famoso, mas quem recebe comentários é ele. Começa a perder tempo e não recebe nada em troca.
                      • Injustiça: 
                      Você se apercebe que a blogosfera está cheia de regras e amiguinhos e que você que não tem nenhum não terá sucesso, então começa a escrever posts a barafustar e tudo o mais.
                      • - Abandono: 
                      Quando você não arranja mais motivos para continuar e abandona e apaga o blog.
                      • Recomeço: 
                      Os seus poucos leitores ficaram tristes com o abandono e pedem que volte. Então você se sente especial e volta a dedicar-se ao blog que uma vontade renovada.
                      • Paixão: 
                      Esta fase começa quando você fica mais profissional nas coisas que faz e pode dar dicas às iniciantes. O público aumenta e você gosta tanto do que faz que posta várias vezes ao dia. Nenhuma crítica poderá mudar a sua própria paixão por bloggar.
                      • - Sucesso: 
                      Toda a gente vem falando bem do seu blog, você é chamada a conversar com outras grandes blogueiras, chega ao patamar delas, tem ideias super originais, e até lhe pagam pelo blog. É quando atinge o seu objectivo e se sente realizada.
                        --------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                        Espero ter dado dicas úteis, à muita gente que não sabe como começar então achei que seria bom para essas pessoas.

                        Gostaram, gente? :) Kissus

                      8 comentários:

                      1. Nossa amei o design do seu blog! Não consigo fazer isso no meu :'( VC pode me ajudar! O nome é garotaas-blogueiras.blogspot.com! Visita lá!

                        ResponderEliminar
                        Respostas
                        1. Ainda bem que gostou :) Posso sim, mas as ajudas já estão nestes posts:

                          Tutoriais: http://sou-uma-adolescente.blogspot.pt/2013/01/tutos-importantes.html#more

                          Cabeçalho: http://sou-uma-adolescente.blogspot.pt/2013/02/como-fazer-um-cabecalho-no-word.html

                          Kissus da Any, espero ter ajudado

                          Eliminar
                      2. Olá! Desde já, felicito-te pelo excelente trabalho com o teu blog! Pensava que já não existiam blogueiras assim tão dedicadas, mas alegra-me que isso não seja verdade.

                        Adoro o teu pequeno espacinho e dei uma olhadela por vários posts. Deparei-me com alguns em que ofereces dicas às blogueiras e senti-me tentada em pedir-te ajuda...

                        Sou blogueira há sete anos e ando num loop entre as fases de Abandono e Recomeço. Foi-me aconselhado a recomeçar o blog (para me dar uma ocupação!) mas na verdade, parece que lhe perdi o jeito... Não sei como decorar o blog (que cores usar, onde achar códigos para adicionar coisas interessantes), não sei que temas abordar (porque tenho medo de falar sobre a minha vida - um dos meus blogs foi invadido uma vez e tive de o eliminar...).
                        Enfim, estou perdida nesta coisa de blog.
                        Mas adorava voltar e postar e seguir mais blogs!

                        E perdão por não me ter apresentado. Chamo-me Daniela e tenho 19 anos, sou blogueira desde os 12 anos e tenho utilizado sempre a plataforma SAPO.
                        Estou desempregada, mas sou mangaka (amadora! em busca de um estilo original) há 5 anos. Também escrevo fanfics (:
                        Sou uma pessoa simples, que adora lilás, panquecas e fantasia.

                        O que farias no meu lugar, Any?

                        Oyasuminasai ^.^

                        ResponderEliminar
                        Respostas
                        1. Uau, que bom que gostou tanto assim! Arigatou!... *v*

                          Bem, para ajudar... realmente, recomeçar o blog não é trabalho fácil, e eu acho que seria desperdiçar os posts antigos. Eu geralmente vou buscar inspiração a coisas que leio, situações da vida real, filmes, jogos, pessoas que vi e me inspiraram, dicas para garotas mais jovens, e muito mais... mas isso depende também dos gostos de cada pessoa. Eu estou sempre a aprender coisas novas, então não me faltam temas para postar (na verdade, falta-me é tempo para postar todos!)

                          Não sei trabalhar na plataforma SAPO, mas se mudasse para o blogger, é possível importar os posts de outro blog, se não sabe como eu posso ensinar-lhes como fazer. Assim não perderia o seu trabalho antigo, e eu poderia dar mais dicas. Eu tenho um conjunto de tutoriais num post aqui no blog, mas só funcionam no blogger. E você também podia instalar um template free, assim não terá grande trabalho com o layout e as cores. Também posso ensinar-lhe a fazê-lo, e até selecionar alguns bonitinhos que vejo por aí.

                          Eu já tive um blog pessoal, mas também comecei a achar que era melhor não falar tanto de mim e como tenho este, que é de longe um tema diferente do meu outro blog, eu comecei a abandoná-lo, então acho que compreendo a sua situação.

                          No meu caso, foi realmente bom recomeçar. Mas deu muiiiiiito trabalho, até porque eu faço posts bem extensos (eu gosto de coisas completas). Já tenciono há algum tempo fazer um post onde classifico os blogs que sigo por género, era principalmente para eu me orientar, mas pode ser que a ajude a achar inspiração ;)

                          Adorava poder ser mangaka, mas vou para medicina. A minha cor favorita é azul! :) ~Só para contribuir com algo sobre mim ~

                          Boa sorte Daniela, espero ter ajudado.

                          Eliminar
                      3. Amei seu blog *---* Aceita afiliação? http://mangakai-geek-word.blogspot.com.br/

                        ResponderEliminar
                        Respostas
                        1. Arigatou! Aceito sim, já adicionei :)

                          Eliminar
                      4. Adorei o post e ajudou me muito pois eu fiz um blog recentemente com a minha amiga e não sabia muitas coias. :3

                        ResponderEliminar
                        Respostas
                        1. Ainda bem que ajudei, deu algum trabalho, mas eu queria que fosse completo e não como algumas pessoas fazem onde para uma pessoa saber tudo tem de saltar de um post para outro. Boa sorte! :D

                          Eliminar

                      ♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

                      ♡ Quanto a comentários:
                      » Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
                      » Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
                      » “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
                      » Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
                      » Pode usar estas carinhas:
                      =((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †