setembro 06, 2012

Géneros de anime + vocabulário


Oyaa, minna-san! Hoje vim falar pra vcs sobre algum vocabulário de anime. Penso que isso é muito útil, afinal vocês têm de entender o que vai ver e os avisos - oh, e para quem ainda não percebeu, com vocabulário eu refiro-me aos vários géneros que classificam os animes, mangás e outras coisas. Quem nunca ouviu palavras como yaoi ou hentai? Penso que é útil que saibam isto, então...

aisareru: あい の ことば
  • Mangaka
Pessoa que desenha os mangás, que muitas vezes serão adaptados para animes mais tarde, mas os animes ficam a cargo de estúdios e outras pessoas. Os mangakas podem ter várias idades, mas geralmente são adultos. A rotina é bastante exigente, já que os prazos de entrega das obras são muito apertados, e normalmente têm uma equipa a ajudá-los.
  • Otaku (otome)
Pessoa que conhece muitos animes e cultura japonesa, geralmente todos os fãns de mangá são chamados assim, e considera-se que o feminino seja otome. Mas algumas pessoas ficam ofendidas por serem chamadas assim, já que os significados desses termos no Japão são pejorativos. Mais aqui» www
  • Chibi
Um estilo próprio do mangá em que a cabeça é do tamanho do corpo ou quase, usado para efeitos mais dramáticos, cómicos ou dar instruções. São considerados fofinhos e engraçados.
  • Cosplay
Uma pessoa real disfarçada de uma personagem de anime, pode ser de qualquer idade, e pode fazê-lo por diversão ou como profissão. Significa "costume" e "brincar", cos-play. Dou dicas de como fazer aqui» www
  • Lolita
É uma moda muito usada no japão em que usam um estilo muito fofo. Tem vários subgéneros, falo deles aqui» www

  • Mangás - versão escrita da história. São a preto e branco, lêm-se da direita para a esquerda e dividem.se em volumes.
  • Animes - versão animada da história, que passa na televisão, a cores. Pode ser adaptado de Light novels, mangás ou ser original.
  • Light Novel - espécie de "livro", é uma história escrita dividida em volumes que contém algumas ilustrações. Há também novels, ainda mais semelhantes aos livros.
  • Doujinshis - mangás, normalmente feitas por mangakas profissionais, que retomam universos já criados por outros mangakas e constroem um episódio paralelo à história original. Um exemplo bastante comum é quando desenham personagens de um shonen numa doujinshi yaoi.
  • Filler - episódios de anime que não constam no mangá, muitas vezes presentes em "mini-histórias" ou em "finais alternativos"
Géneros
Deixem-me só salientar um ponto importante: embora se considere termos do tipo shoujo, shonen e outros como um género, não o são necessariamente. Eu vou defini-los por "agrupamento de clichés", encarando esses termos como se fossem realmente uma categoria, mas os termos seguintes também podem ser definidos como público-alvo. Por exemplo, shoujo seria animes para garotas. Lá porque a maioria de animes desse tipo reúne certas características, se alguma revista voltada para o público feminino jovem publicar um mangá com batalhas e fanservice (coisa rara, mas não impossível), isso pode ser considerado shoujo {saibam mais AQUI} Enfim, mas eu vou reger-me pela primeira classificação.
  • Slice of Life
Histórias focadas no quotidiano das personagens e desenvolvimento das mesmas. São histórias algo delicadas que parecem não ter um "objetivo final", as revelações e os mistérios recebem atenção apenas de longe a longe costuma estar mais presente a amizade que o romance. Porém, são histórias muito belas, repletas de lições e personagens carismáticas e engraçadas que ajudarão o protagonista a entender mais sobre si mesmo e a apreciar a vida.
Algumas indicações (que eu conheço):
» Josei: ver adiante
» Seinen: ver adiante
» Variados: Sakamichi no apollon, Honey and Clover, Barakamon, Tsuritama, Nagi no Asukara
  • Yaoi
Relacionamento homossexual entre dois homens. Os seus subgéneros seriam shonen-ai, onde o relacionamento é mais leve e às vezes nem chega a beijos, lemon, focado em cenas de sexo explícito, shota, onde pelo menos um dos indivíduos é menor de idade, e bara, onde praticamente não há desenvolvimento da história, apenas sexo e por vezes violência.
Algumas indicações (que eu conheço):
» Shonen-ai: No.6, Seven Days, Loveless
» "Normais": No Color, Sekaiichi Hatsukoi, Always raining here (comic), Love Stage
» Lemon: Koisuru Boukun, e um monte de outros mangás
» Shota: Boku no Pico serve? Mas é aterrorizador >.<
  • Yuri
Relacionamento homosexual entre duas garotas. Do que eu conheço, shoujo-ai é uma versão mais leve, que por vezes nem tem beijos, e orange tem cenas de sexo explícito.
Algumas indicações (que eu conheço):
» Girl friends, Carciphona (comic, e tem apenas indícios), Tamen de guchi
  • Shoujo e josei
Mangás e animes destinados a garotas entre 10 e 18 anos. Alguns elementos comuns são romance colegial, ou então romance histórico, ou passado em mundos fictícios e com alguma aventura, mas romance há quase sempre. De entre o shoujo, Josei é voltado para adultas, já que há um desenvolvimento mais maduro e profundo das personagens, que por vezes são adultas também, e nem sempre o foco principal é romance. Há harém invertido, quando a protagonista está rodeada de rapazes, e embora alguns animes do género não sejam muito desenvolvidos, outros safam-se. E há ainda Magical Girls, para garotas mais novas que gostam de...adivinhem: garotas mágicas cheias de transformações.
Algumas indicações (que eu conheço):
» Shoujo escolar mais sério: Ao Haru Ride, Kimi ni todoke, Sukite ii na yo, Toradora
» Shoujo escolar de comédia: Lovely complex, Tonari no kaibutsu-kun, Kaichou wa maid-sama, Ookami shoujo to kuro-ouji
» Shoujo de aventura, ficção: Inu x Boku, Akatsuki no Yona, Donten ni warau, Gosick, Kamisama hajimemashita
» Mahou shoujo: Sailor Moon, Dorémi, Pretty Rhytim, Madoka Magica (este último é mais pesado)
» Josei: Nana, Sakamichi no apollon, Nodama Cantabile, Honey and Clover
» Harém inverso: Ouran High School Host Club, Amnesia

  • Shounen e seinen
Mangás e animes direcionados para garotos, baseiam-se principalmente na ação, misturando géneros como fantasia, ficção científica, policiais, comédia... Foca também muito no valor da amizade, não excluindo romance. Dentre eles, Seinen é voltado para adultos, sendo mais violento, sangrento, e até mesmo tratando de temas psicológicos. Há ainda hárem (normal), quando o protagonista está cercado de garotas, geralmente tendo algum ecchi. Para as crianças, há o género Kodomo, com aventura e um ritmo mais episódico.
Algumas indicações (que eu conheço):

» Kodomo: Digimon, Doraemon, Hamtaro
» Shonen típicos: Naruto, One Piece, Fairy Tail, Ao no exorcist, Bleach, Gintama (bom, Gintama tem de tudo)
» Shonen recentes, e com distinções: Noragami, MAGI, Tokyo Ghoul, Kuroshitsuji
» Shonen mais dark: Fullmetal alchemist, Hunter x Hunter, Neon Genesis Evangelion, D.Gray men, Soul Eater
» Seinen: Durarara, Baccano, Ghost in the Shell, Psycho Pass
» Harém: Sword art online, No game no Life,
» De desporto: Haikyuu, Kuroko no basket, Yowakushi Pedal, Free (embora este tenha mais fanservice que os anteriores)
  • Ecchi e Hentai
Animes em que aparecem cenas sensuais, pervertidas, algums animes até podem conter conteúdo sexual. No ecchi, mais leve, também usam um estilo mais kawaii e cenas cómicas, já nos hentais, mais pesados, é provável que hajam cenas de sexo explícitas.
Algumas indicações (só conheço alguns ecchis):
» Fairy Tail, Zero no Tsukaima, No game no Life

Bem, isso chega, eu acho. Não esqueçamos que as histórias podem vir classificadas com géneros comuns não apenas ao universo dos animes mas também dos livros e dos filmes, como fantasia, sci-fi, policial, comédia...

Jaa ne!

2 comentários:

  1. Amei de paixão. adoro seu blog. bjs!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou, afinal estou me esforçando para isso mesmo! :)

    ResponderEliminar

♡ Saiba mais sobre o mim ou sobre o blog através do menu

♡ Quanto a comentários:
» Os pedidos são aceites nos comentários ou na ask (vejam o menu)
» Críticas construtivas são bem vindas. Barracos, não.
» “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites em blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
» Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
» Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †